A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu nesta terça-feira, 13, uma segunda reunião para discutir detalhes da instalação do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forpeb) do Estado de Sergipe. O fórum, instituído por decreto do governador Marcelo Déda, que acompanhou o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo acompanhar a execução e o desenvolvimento da Política Estadual de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Estado de Sergipe, em regime de colaboração entre União, Estado e os municípios. A primeira reunião aconteceu dia 8 de março.

Presidida pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, a reunião aconteceu na sede da Seed. Participaram os professores Clélia Mara Santos (MEC), Jorge Costa Júnior (Seed), Ana Lúcia Muricy (Conselho Estadual de Educação/CEE), Rosimeire Macedo e Edelzio Alves (UFS), José Arinaldo de Oliveira (União dos Dirigentes Municipais de Educação/UNDIME), Marize Dias (Instituto Federal de Sergipe/IFSE) e Manoel Rodrigues (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/Sergipe (UNCME).

"Esse Fórum vem definir a política de formação e adequar esta política nacional à formação dos nossos docentes", disse o secretário da Educação. Para o professor José Fernandes de Lima, o momento deve ser considerado de grande importância, já que provoca instituições qualificadas a discutirem ações de promoção para a melhoria da qualidade do ensino no país.

"Com a instalação do Forpeb, o Governo do Estado dá mais um grande passo no sentindo de fortalecer as questões voltadas à educação", ressaltou o professor. Ainda segundo o secretário, a expectativa é de que o Fórum, além de trabalhar na formação dos professores, possa ampliar suas discussões, inclusive abordando a educação básica.

A representante da Secretaria de Educação Básica do MEC na reunião, professora Clélia Mara Santos, disse que, ao instalar o Forpbe, Sergipe terá mais condições de diagnosticar as necessidades relacionadas a seus educadores.  "É um momento ímpar, onde conseguimos reunir estados, municípios e instituições de ensino para discutir as melhorias educacionais", evidenciou Clélia Mara.

Fórum em Sergipe

O fórum sergipano é presidido pelo secretário José Fernandes de Lima e composto por um representante do MEC, um representante da Seed, dois representantes dos secretários municipais de Educação, um representante da UFS, um representante do IFSE, um representante do magistério público estadual, um representante do CEE e um representante do UNCME.