Estudantes matriculados em instituições de educação superior não gratuitas já podem firmar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O SisFies, sistema informatizado do fundo, estará aberto até 30 de abril próximo, como estabelece portaria publicada nesta segunda-feira, 23. Podem pedir o financiamento os estudantes matriculados em cursos que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

 

Os candidatos ao financiamento devem buscar o acesso on-line ao SisFies e informar os dados indicados pelo sistema. No primeiro acesso, o estudante informará o número de cadastro de pessoa física (CPF), a data de nascimento e endereço eletrônico válido. Também cadastrará a senha, a ser usada em todos os acessos.

Prestadas as informações, receberá mensagem, no endereço eletrônico informado, para a validação do cadastro. A partir daí, fará a inscrição – informará dados pessoais, do curso, da instituição e sobre o financiamento.

 

Concluída a inscrição no SisFies, o candidato ao benefício deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição na qual vai estudar. Isso deve ser feito até dez dias depois da conclusão da inscrição. A CPSA é responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

 

O estudante deve, em seguida, comparecer a um agente financeiro do Fies (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) – o prazo é de dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA – para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolhe a instituição bancária e a agência. Se houver dúvida, deve ligar para o número 0800-616161.

 

Mais informações e inscrições na página do Fies na internet. O prazo de inscrição de candidatos ao financiamento do Fies referente a este primeiro semestre consta da Portaria Normativa do MEC nº 2/2015, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23.

 

Nota do MEC

Assessoria de Comunicação Social

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}

Related Articles