A entrevista da semana é com Elenrose Paesante. A psicóloga atua na Secretaria Estadual de Educação (Seed-SE), onde ingressou em 2001,  por via de um concurso para professor de psicologia. Como o cargo foi extinto, Elen (como é conhecida) passou  a exercer a função no Departamento de Recursos Humanos, onde continua até os dias atuai. Como psicóloga do projeto Qualivida, realiza atividades para toda a secretaria. “Inicialmente, realizava palestras, dinâmicas de grupo e visitas as escolas da Rede, e desde 2007 aproximadamente, venho realizando um trabalho de acolhimento (escuta) ao servidor”, explica a psicóloga. Neste mesmo período, deu início a  um trabalho voltado à questão da violência nas escolas, com as ações do SALVE (Sistema de Aviso Legal por Violência e Maus Tratos a Criança e o Adolescente), por exigência do Ministério Público. Na ocasião, Elen participou da capacitação de profissionais toda a Rede, com a inserção da temática de Violência e Mediação de Conflitos, trabalho este que realiza até então, devido a “grande demanda”, como ela mesma considera. “Em 2012 conseguimos um espaço maior para a psicologia, uma sala onde o servidor pode nos procurar sempre que precisar”, realça Elen. No espaço são acolhidos os servidores, ouvindo suas queixas, que, segundo a entrevistada, na sua grande maioria, são relacionadas a conflitos nas relações humanas e por problemas de ordem mental (sindrome de burnout, transtornos de ansiedade, depressão e alcoolismo), além de encaminhamentos para profissionais especializados.

CEE – Como se dá a presença do trabalho de psicologia no processo educacional?

Elenrose –  Realizamos um trabalho de suporte às escolas, sempre que ocorre uma situação de violência, por exemplo. Visitamos as Unidades de Ensino, realizamos o acolhimento grupa –  em raros casos – com o alunado. Nosso trabalho é focado no servidor, que são os professores e servidores toda rede equipe escolar.

CEE – Qual a importância desse trabalho?

Elenrose – O trabalho realizado é de extrema importância. A Psicologia tem ação fundamental na Educação e nas Relações Humanas. Trabalhamos com o comportamento humano, suas emoções e sentimentos, que, muitas vezes, são menosprezados, o que agrava a situação. Um espaço onde o servidor pode buscar sempre que precisar falar de si, tendo um profissional preparado para escutá-lo e conduzi-lo da melhor forma, faz com o que mesmo possa se sentir valorizado e respeitado, e com isso se busca promover uma saúde mental equilibrada.

CEE – Como você avalia os resultados obtidos com o trabalho?

Elenrose –  Os resultados não podem ser mensurados de forma exata, mas percebemos a diferença  por meio do olhar e da fala daquele que nos procura. Muitas vezes, depois de meses, o atendido  retorna a nossa sala com o brilho no olhar antes perdido, com um gesto de agradecimento. Trabalhamos com o interior, e os resultados surgem a médio e longo prazo. Um leva o outro, que chega a nós por indicação de um colega que nos procurou e saiu satisfeito. Nos trabalhos de acolhimento grupal, também percebemos a nítida melhora do clamor das emoções, o que permite o retorno às suas atividades da melhor maneira possível.

CEE –  Projetos em andamento e a  realizar?

Elenrose – Sim. Com o avanço da violência nas escolas, os projetos estão direcionados a minimizar os conflitos existentes. São projetos voltados para as relações interpessoais e mediação de conflitos na escola, iniciando agora no segundo semestre.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}