O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. As datas foram anunciadas nesta quarta-feira. O Edital do Enem 2019 será publicado em março e os estudantes terão de 1º a 10 de abril para solicitar isenção de taxa ou justificar a ausência nas provas do ano passado. As inscrições estão marcadas para o período de 6 a 17 de maio.

 

As notas do Enem são referência para que o estudante se inscreva no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. Optando por universidades privadas, o Enem é requisito para acessar as modalidades de financiamento ofertadas pelo Governo Federal. Uma das formas de apoio financeiro disponibilizado é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que prevê até uma modalidade com juros zero, para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, e outra com juros que variam de acordo com a instituição bancária. O estudante pode concorrer também  a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), caso tenha obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. Nesse caso, as bolsas  variam de 50% a 100%.

 

Além das bolsas oferecidas para instituições de ensino no Brasil, a nota do Enem permite aos jovens estudar no exterior. São mais de 30 unidades de ensino superior de Portugal, a exemplo da pioneira Universidade de Coimbra, que se utilizam o exame como forma de selecionar brasileiros. O ano passado já foram contabilizados  quase 2 mil estudantes como aprovados. 

 

Outras Notícias