O Conselho Estadual de Educação estará promovendo nesta terça-feira, 11, no Centro de Qualificação de Pessoal, às 15 h, uma reunião com representantes das instituições de ensino técnico para fornecer informações sobre o Sistema de Informação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).  O Ministério da Educação estará implantando esse sistema em todas as escolas públicas e privadas, que oferecem cursos técnicos. Já no período de 12 a 14 de novembro, estará acontecendo no Colégio Atheneu Sergipense, o treinamento dos técnicos que atuarão com o SISTEC em Sergipe.

 

O Sistema de Informação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica tem como finalidade a constituição de um Banco de Dados Nacional para acompanhar o desenvolvimento dos cursos em todo o Brasil. Ele terá como missão fortalecer a relação entre os Conselhos Estaduais de Educação, as instituições de ensino público e privado, alunos e o MEC.

 

Constituição

 

O sistema será constituído por quatro fases seqüenciais. O primeiro que trata do Cadastro das Instituições pelos órgãos validadores (Os Conselhos); o segundo que aborda o Cadastro do Ciclo de Matrícula e Alunos (Instituições públicas e privadas de ensino que oferecem cursos técnicos); o terceiro que consolida os Ciclos de Matrículas, Resultados e Acompanhamento do Sistema e a quarta e última fase que trata da criação do Portal do trabalhador permitindo que a sociedade acompanhe a formação técnica em todo o território nacional.

Related Articles