Com o tema “Educação e Diversidade na Formação dos Profissionais da Educação”, aconteceu nesta semana (21 a 24), a XXXIX Reunião Plenária Nacional do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), na cidade de Florianópolis-SC.

 

A reunião contou com a participação dos vinte e seis estados da federação e do Distrito Federal, discutindo temas de extrema relevância para a educação do Brasil, a partir da temática central: “Formas de regime de colaboração para a melhoria da formação docente na Educação Básica”, por representantes da SASE/MEC, UNDIME, CONSED, CNE, UNCME e FNCE; “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica”; “Perspectivas para a autonomia dos Conselhos de Educação”, pelos presidentes dos Conselhos do Pará e Santa Catarina; “Experiências de Práticas Pedagógicas: Relatos de Pesquisa”, pela Conselheira Janine Marta Coelho Rodrigues-CEE /PB e “Regime de Colaboração na Construção do Sistema Nacional de Educação: A Experiência do CEE/RS e do CEE/BA”, pelos respectivos presidentes.

 

A reunião foi encerrada com a eleição da nova presidência do FNCE, sendo eleito o Conselheiro Maurício Fernandes, presidente do CEE-SC, para o exercício 2012/2013. Na ocasião, nos termos do que estabelece o Estatuto do FNCE, foram indicados os Vices-Presidentes das Regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

A Vice-Presidência do Nordeste, que no exercício de 2011/2012, teve à frente a Conselheira Eliane Passos Santana, Presidente do CEE de Sergipe, passou a ser conduzida pelo Conselheiro Fernando Antônio Gonçalves, Presidente do CEE de Pernambuco.

Related Articles