A luta de combate ao tabagismo não para também nas instituições educacionais. Em Sergipe, recentemente a Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou um curso de capacitação sobre Abordagem e Tratamento do Tabagismo no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O objetivo é preparar outras equipes desses municípios que já possuem o programa implantado, como também fazer com que outros grupos (que atuam com iniciativas próprias de abordagem e tratamento de fumantes) trabalhem de forma articulada.

 

Profissionais que integram o Programa Qualivida da Secretaria de Estado da Educação (SEED) também foram envolvidos na ação, além de outros que fazem parte da de Saúde dos municípios de Capela e de Itaporanga D´Ajuda. Na SEED já existem iniciativas próprias do Programa de Controle do Tabagismo, com a SES prestando apoio na forma de acompanhamento das ações e de capacitações. O Programa foi criado há dois anos como parte do Qualivida, este que desenvolve ações de saúde e bem-estar voltadas para os servidores da Educação. A equipe que coordena os trabalhos antitabagismo é formada por dois enfermeiros, um médico, um nutricionista, um psicólogo e dois educadores físicos.

 

Um dos indicadores apresentados aos participantes do curso de capacitação foi a idade média de iniciação ao cigarro. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) levados à capacitação mostram que 90% dos fumantes começam antes dos 19 anos e que a idade média de iniciação é aos 15 anos.

 

O programa foi registrado junto ao Ministério da Saúde, o que irá permitir o acesso aos medicamentos no tratamento do tabagismo.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles