O Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) publicou Resolução que regula a implementação do Currículo do Estado de Sergipe na etapa do Ensino Médio, nas redes de ensino e nas instituições educacionais integrantes do Sistema Educacional de Ensino, completando e se articulando ao estabelecido para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O documento é assinado pelo presidente do Órgão, o conselheiro João Luiz Andrade Dória, e considera o que foi deliberado nas Sessões Plenárias realizadas em 6 e 20 maio de 2021.

 

No seu Artigo 2º consta que o Currículo de Sergipe fundamenta-se nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem alcançadas pelos estudantes. Ainda destrincha princípios a serem alcançados como: o aprendizado para fins de colaboração para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; o desenvolvimento só senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas; a partilha de informações, experiências, ideias e sentimentos que levem ao entendimento mútuo; compreensão de tecnologias de forma crítica e reflexiva para o exercício do protagonismo; o entendimento das relações próprias do mundo do trabalho para fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania; entre outras.

 

O documento também dispõe que a formação geral básica do Ensino Médio constante no Currículo de Sergipe expressa as competências e habilidades definidas pela BNCC para a etapa, nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de Ciências Humas e Sociais aplicadas. No seu Artigo 8º, determina que os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente o estudo da língua inglesa, podendo ofertar, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol.

 

A Relução foi pulicada na edição de 26 de maio do Diário Oficial do estado e pode ser apreciado na íntegra através do link https://segrase.se.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/4038/#/p:4/e:4038

 

Aprovação o Projeto Pedagógico Orientador do Novo Ensino Médio Convencional

 

Na mesma edição do Diário Oficial, também foi publicada a Resolução do CEE/SE que aprova o Projeto Pedagógico Orientador do Novo Ensino Médio Convencional, com as respectivas Matrizes Curriculares a partir de 2021. Nessa Resolução consta que o Projeto, com as respectivas Matrizes Curriculares, deve garantir a autonomia da proposta pedagógica da instituição educacional e do plano de trabalho do professor.

 

No seu Artigo 3º, consta que a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) deverá adequá-lo às normas complementares dessa etapa de ensino a serem regulamentadas pelo CEE/SE.

 

Segundo secretarias dos Conselhos Estaduais, até o dia 27 de maio, vinte estados da Federação enviaram seus referenciais curriculares para a apreciação dos CEEs, sendo que onze já foram homologados. Dos restantes, seis estão realizando ou finalizaram consulta de seus referenciais curriculares e um está no processo de construção de seu referencial curricular.  

 

 

Related Articles