Na manhã da última quarta-feira, 10, o supervisor de Legislação e Normas do Conselho Estadual de Educação (CEE/SE), Hudson Veiga, participou de reunião que teve como pautas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e questões relacionadas ao Projeto Político Pedagógico (PPD) de Sergipe. Na oportunidade, foi apresentada a necessidade da reestruturação da organização curricular de acordo com a BNCC e o currículo do estado.

Segundo Hudson, que é um dos articuladores da BNCC em Sergipe, o encontro também marcado pela apresentação de um “espelho referencial padrão”, sinalizando para questões ligadas à parte diversificada do currículo. “Ficou determinado pelos participantes ligados ao sistema que a Base Nacional Comum Curricular será contextualizada e integrada com as áreas de conhecimentos e com os componentes curriculares”.

O encontro ocorreu na sede União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-SE), localizado no Conjunto Augusto Franco, em Aracaju. Estiveram presentes o coordenador em Sergipe da UNCME, José Inácio dos Santos, e a coordenadora da BNCC, Edinalva Menezes de Oliveira Bomfim, além de presidentes de conselhos municipais de educação.

BNCC

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essencial por direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da educação básica escolar. A sua implementação definitiva está prevista para o ano de 2020.