O Conselho Estadual de Educação (CEE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promoverá no período de 20 a 22 de maio, uma capacitação para gestores e técnicos de escolas pertencentes ao Sistema de Ensino do Estado de Sergipe que oferecem educação profissional. Essa capacitação tem a finalidade de habilitar os participantes para a segunda fase do cadastramento das instituições de ensino e dos alunos no Sistema de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

 

A capacitação terá início no dia 20 de maio com os representantes das escolas da capital e interior do estado. Os trabalhos serão realizados das 8h às 12h, na Biblioteca Epifânio Dória, e coordenados pela assessora da diretoria de regulação e supervisão da Secretaria de Tecnologia do MEC, professora Joana D´arc de Castro Ribeiro. Ela irá apresentar a estrutura do novo Catálogo Nacional de cursos técnicos, divulgar a legislação pertinente ao assunto e oferecer subsídios para a inserção da matrícula no Sistec, dando todas as orientações necessárias às escolas.

 

Nos dias 21 e 22 os treinamentos acontecerão no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, localizado na rua Laranjeiras, vizinho ao Teatro Lourival Batista. As escolas participantes serão divididas por grupos de trabalho. Esse treinamento acontecerá no período da manhã e tarde.

 

Para esta capacitação foram reservadas duas vagas por escola. "Fazer o cadastramento no Sistec é importante, pois será uma forma de articular toda instituição de ensino que oferece curso profissionalizante aos sistemas federal, estaduais e órgãos do Sistema S, proporcionando assim a criação de grande rede dessa modalidade de ensino no país", afirmou a presidente do Conselho Estadual da Educação, professora Ana Lúcia Muricy Souza.

 

"Além de se criar essa rede, fazer o cadastramento da escola é imprescindível para assegurar a validade dos certificados de conclusão de curso. A partir deste ano, os certificados só terão validade se a instituição de ensino for cadastrada no Sistec", alertou a presidente do CEE.

 

 

 

Related Articles