“O professor Sebastião dedica sua vida à meritória obra de construir educação em todos os níveis de ensino, destacando-se, eficientemente, na edificação de instituições de reconhecido prestígio e excelência de resultados na sociedade sergipana e no Brasil”. Estas foram as palavras da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) de Sergipe, Eliana Borges de Azevedo, nesta quarta-feira (28/11), na ocasião da solenidade em comemoração aos 50 anos da fundação do Conselho, ocasião esta em que foi homenageado o professor José Sebastião dos Santos com a outorga do Diploma de Honra ao Mérito.

Também fazendo parte das comemorações dos 50 anos de fundação do CEE, na mesma solenidade, foi lançado o livro A Trajetória do Conselho Estadual de Educação de Sergipe: Textos da Sua História, das professoras Tereza Cristina Cerqueira da Graça e Ana Cristina do Nascimento. Presente ao evento, a secretária adjunta da Educação, a professora Hortência Maria Pereira Araújo, representando o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, parabenizou a todos os que fazem o Conselho Estadual da Educação pela “justa homenagem” ao professor Sebastião dos Santos. “É um educador voltado ao trabalho e que tem relevantes serviços prestados ao setor educacional. É também um empreendedor, que leva o ensino para milhares de crianças, jovens e adultos, através do Colégio e da Faculdade Pio Décimo”, disse a secretária adjunta.

Para receber a honraria, o nome de José Sebastião foi indicado pelo conselheiro Antônio Ponciano Bezerra, sendo aprovado por unanimidade pelo CEE. “Por várias décadas, o professor Sebastião vem comandando com brilhantismo o Colégio e a Faculdade Pio Décimo, instituições que educam, formam e especializam gerações de crianças, jovens e adultos, inserindo no mercado de trabalho profissionais competentes e vitoriosos nas suas áreas de atuação”, disse Eliana Borges.

O professor Sebastião agradeceu a todos e disse que estava mais feliz porque estava sendo homenageado em vida. “Isso faz aumentar ainda mais as minhas responsabilidades como educador. Peço apenas a Deus saúde para continuar com a minha missão. Se Deus está me dando condições para fazer algo por nossos semelhantes, tenho a obrigação de ajudar a todos que necessitam de uma mão amiga”, afirmou o professor.

Estavam presentes ao evento diversas autoridades, familiares e amigos do homenageado. O governador Jackson Barreto foi representado pelo presidente da Fundação Hospitalar de Sergipe, Hamilton Santana. “Trago o abraço especial do nosso governador em exercício a este educador que merece o carinho e o respeito de todos os sergipanos”, disse. A deputada Maria Mendonça representou o Poder Legislativo. O promotor de Justiça, Luiz Fausto Valois, representou o Ministério Público de Sergipe. Presentes, também, o reitor da UNIT, professor Jouberto Uchôa de Mendonça; a diretora da Inspeção Escolar da SEED, Ana Luiza Dortas Valadares; o juiz federal Edmilson Pimenta, diretores, coordenadores e assessores da Secretaria de Estado da Educação e conselheiros do CEE.

Sobre Sebastião

José Sebastião dos Santos nasceu em 29 de setembro de 1931, na cidade de Ribeirópolis. Iniciou o curso primário em sua terra natal, concluindo-o em Aracaju, no Colégio Estadual Jackson de Figueiredo. Em 1971, obteve licença para o magistério secundário mediante curso da Campanha de Aperfeiçoamento e Divisão do Ensino Secundário – CADES/MEC. Graduou-se em Direito no estado de Minas Gerais em 1977, especializando-se em Administração e Supervisão Escolar.

O professor lecionou em várias escolas secundárias privadas em Aracaju, tendo iniciado sua participação no Conselho Estadual de Educação em 1978, sendo presidente em 1981 e 1983. Atuou por muitos anos no colegiado, representando a rede privada, onde chegou a ser vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEM (2002). José Sebastião dos Santos continua diretor da sua instituição: Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo, a segunda maior instituição privada de ensino superior de Sergipe.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}