Uma oportunidade para quem queira contribuir com propostas para a atualização da Política Nacional de Educação Especial. Nesta segunda-feira, 19, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE), realizou audiência pública para tratar do assunto. O encontro aconteceu na sede do CNE, em Brasília. O texto em discussão é resultante de visitas técnicas realizadas nas cinco regiões brasileiras, estudos, levantamentos, debates, relatórios de consultorias e escutas de segmentos da sociedade interessados no assunto, como associações de estudantes da educação especial, familiares, educadores, pesquisadores e lideranças na área.

 

O evento se destacou como espaço para receber contribuições da sociedade civil, com vistas à revisão, pelo CNE, das diretrizes nacionais para a educação especial. Presente ao encontro, o ministro da Educação, Rossieli Soares, lembrou que, com a aprovação da Política, o MEC pode aprofundar a necessidade de investimentos na área, priorizando investimento para que as escolas específicas que tratam com o público especial.

 

Esta é a primeira vez que a PNE é atualizada com a participação da sociedade em geral. A primeira atualização da PNE ocorreu em 2008. A consulta pública poderá receber contribuições até a próxima sexta-feira, 23, pela internet. As informações colhidas serão acrescidas ao texto final.

Related Articles