O Ministério da Educação (MEC) abrirá o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) na tarde desta quarta-feira, 19, a partir das 15h, para que estudantes iniciem a validação dos aditamentos de renovação dos contratos do fundo para o segundo semestre deste ano.

A proposta foi aprovada na tarde de desta terça-feira (18) pelo Congresso Nacional, mediante projeto de lei que libera crédito para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os recursos são usados em empréstimos aos estudantes para que sejam pagas mensalidades em instituições privadas. O documento segue agora para publicação no Diário Oficial

Os próximos passos para a conclusão do processo serão a liberação do crédito suplementar no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), a emissão dos empenhos das despesas e a assinatura dos contratos com os agentes financeiros do Fies.

Para 2017, o governo já enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária contemplando R$ 21 bilhões para o Fies, o que garantirá a continuidade dos financiamentos e a manutenção dos contratos com os agentes financeiros do Fundo.