Os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) prepararam na manhã desta quarta-feira, 2, uma grande homenagem surpresa para o secretário Belivaldo Chagas, que está se despedindo da pasta. O evento foi realizado no espaço de convivência da Seed e contou com depoimentos dos servidores e apresentação musical.

 

Bastante emocionado, o secretário Belivaldo Chagas, que estava ao lado da filha e do neto, mostrou-se surpreso com a homenagem que ele não estava esperando. Ele também relembrou o governador Marcelo Déda, momento em que mais se emocionou durante o seu discurso. “Cheguei aqui hoje e encontrei essa manifestação de carinho; fiquei muito feliz. Vim para aqui atendendo a uma determinação de um querido amigo que Deus levou, Marcelo Déda. Era para ser uma passagem meteórica e de repente lá se vão três anos e nove meses. Devo dizer que aprendi muito”, afirmou.

 

Belivaldo Chagas também agradeceu todo apoio que recebeu do governador Jackson Barreto, durante todo o período que ficou à frente da Educação. Belivaldo ainda falou um pouco sobre a sua carreira e destacou que esse foi o cargo mais importante de sua vida. “O meu primeiro emprego, em 1980, foi como subcoordenador de patrimônio da Secretaria de Estado da Educação. Conversando com o governador Jackson Barreto na semana passada, disse a ele que estive deputado estadual por 16 anos, assumi outras secretarias, estive vice-governador por quatro anos ao lado de Marcelo Déda, e retornei à Seed. Ao sair, deixo frisado que esse é o cargo mais importante que já assumi na minha vida, porque aqui pude ver as coisas acontecerem”, declarou.

 

 Ele finalizou agradecendo a todos o que trabalharam ao seu lado. “Contei com o apoio de todos os servidores. Consegui amizades com pessoas que nuca imaginei ter oportunidade de conhecer. Deixo a Seed, mas entrego tudo a Deus. As recordações boas ficarão”, disse.  A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, fez um balanço das diversas ações e realizações que aconteceram na gestão de Belivaldo Chagas e falou sobre o trabalho desenvolvido por ele à frente da Secretaria. “Em nome de todos da Seed quero parabenizá-lo pela forma comprometida, competente e respeitosa com que administrou a Seed durante esses anos. Seguramente, a Educação sergipana ganhou. Os desafios dessa rede educacional o antecedem e continuarão a existir, mas nesta manhã queremos lembrar que você contribuiu decisivamente para superar muitos deles”, afirmou.

 

Quem também esteve presente à homenagem de despedida foi a secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino, que não poupou elogios ao secretário. “Belivaldo é um grande companheiro de trabalho, um amigo, um companheiro. Participou muito da história de Marcelo Déda, participa muito da minha história, e ele tem um grande caráter. É um homem que pode passar por todos os cargos, mas a integridade dele é inquestionável. Que Deus abençoe o caminho dele”, declarou.

 

Depoimentos

 

Durante a homenagem, diversos servidores tiveram a oportunidade de dar o seu depoimento, agradecendo ao secretário e falando sobre as suas realizações. A coordenadora do Censo Educacional pela Seed, professora Selma Siqueira, fez um balanço de diversas ações realizadas na gestão de Belivaldo Chagas, mostrando as ações que a Seed fez em parceria com o Ministério Público. “Belivaldo é um gestor que faz o bem sem olhar a quem. Agradecem a ele não só os alunos que antes estavam fora da escola, mas também o cidadão que antes não tinha sua certidão de nascimento, aquele aluno que era paraplégico e que não tinha uma cadeira de rodas, os alunos com problema de surdez, os jovens que terminaram o ensino fundamental e que hoje têm transporte para se deslocar à sede dos municípios. Tenho o prazer de dizer que você passou e marcou na história de Sergipe”, disse.

 

Adriana Hora Santos, que é diretora do Centro de Excelência Ministro Marco Maciel, mostrou-se bastante grata ao secretário pelo trabalho realizado por ele. “A equipe do Colégio Marco Maciel agradece pelo apoio que ele tem dado a nós. Quando todos diziam que iriam acabar os centros de excelência, Belivaldo permaneceu dando um voto de confiança aos profissionais que lá estão, desafiando todo o quadro de recursos. Mas isso se chama dignidade e profissionalismo”, afirmou.

 

Música

 

A coordenadora da DEA, Célia Gil, que também é cantora, fez uma surpresa ao secretário com uma apresentação musical que emocionou a todos. Acompanhada pelo músico Plínio Marcos, ela cantou as músicas “Não chore por mim, Argentina”  e “Amigos para Sempre”, e foi seguida em coro pelos servidores que lá estavam. Dirigindo-se ao secretário, ela agradeceu pelo apoio. “Foi um prazer muito grande tê-lo como secretário. Quero agradecer pelo apoio que o senhor deu à DEA durante todos esses quase quatro anos, as reformas nas escolas e por todas as vezes que nos acolheu quando precisamos. Esses anos na sua gestão foram de muito progresso para a nossa Educação”, declarou.

 

Quem também não poupou elogios foi o jornalista Antônio Vieira de Araújo. “O secretário vestiu a camisa, lutou pela qualidade da educação e se tornou um dos maiores gestores desta Secretaria. É um homem decente, e eu digo o seguinte: não acredito na sua saída, acredito no seu retorno”, afirmou.

A diretora do Departamento de Inspeção Escolar (DIES), Ana Luíza Valadares, também só fez elogios ao secretário. “Nós do DIES queremos agradecer por tudo o que ele fez por nós, nos dando uma sede aqui na Seed, um departamento que é tão importante e que hoje estamos aqui graças à sensibilidade e ao reconhecimento dele”, disse.

 

Quem também fez seus agradecimentos foi a ex-diretora do Departamento de Educação (DED), professora Maria Isabel Ladeira. “As pessoas que hoje estão aqui não vão pedir nada, só estão aqui para agradecer. É o mínimo que podemos fazer. Queria mais uma vez repetir que foi uma honra trabalhar com ele e sua equipe. Não estou mais na Secretaria, porém nunca irei abandoná-lo, e espero um dia poder servi-lo em outras oportunidades”, afirmou.

 

Ainda fez parte das homenagens ao secretário Belivaldo Chagas, a apresentação de um vídeo com diversos outros depoimentos de servidores em agradecimento ao trabalho que ele executou em favor da educação sergipana.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

Related Articles