No intento de debater a educação na Região Nordeste e em outras regiões, foi realizado, nos dias 15 e 16 deste mês setembro, em Aracaju, o  Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação – Região Nordeste. O evento, que aconteceu no auditório do Real Classic Hotel, contou com a participação também de representantes dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Espírito Santo.

Aberto pelo presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), José Joaquim Macedo, o encontro ofereceu ao público presente palestras e debates sobre diversas temáticas relacionadas ao processo educativo brasileiro. Representando o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, o secretário de Educação, Jorge Carvalho, emprestou sua palavra, quando enfatizou sobre a importância da realização do evento.

A presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, a professora Suely Melo de Castro Menezes, parabenizou pela organização do evento e agradeceu o apoio dos órgãos envolvidos na realização. Segundo ela, o momento é de reflexão para que se trilhe melhor caminho no processo educativo.

Também esteve presente ao encontro o diretor de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, Valdecir Carlos Tadei, representando do ministro da Educação, Mendonça Filho, Tadei foi um dos palestrantes, quando abordou o tema “Perspectiva na Educação Profissional nos Tempos Atuais”.

Segundo o presidente do CEE/SE, José Joaquim Macedo, o evento foi um sucesso e alcançou seus objetivos, que é o de debater a educação e promover a troca de informações entre os Conselhos de Educação e outros órgãos envolvidos no processo educativo.

O encontro ainda teve um momento lúdico, quando a cantora sergipana Amorosa encantou a todos com sua voz e seu humor inteligente.