Professoras do Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça de Araújo (CEPRMA), localizado em Indiaroba, região Sul de Sergipe, criaram o projeto “Nas ondas da rádio escolar – uma proposta de difusão científica junto à comunidade escolar do CEPRMA”. A ação proporciona aos alunos um espaço informal de educação, onde eles possam adquirir informações sobre conhecimentos científicos produzidos em instituições de pesquisa, e desse modo despertar o interesse pela aprendizagem de ciências e pela pesquisa.

 

A iniciativa resultou no surgimento da  “Estação Raimundão”, que teve sua transmissão inaugural para toda comunidade escolar do Raimundo Mendonça nesta quarta-feira, 9, com a apresentação do projeto e do primeiro programa radiofônico, produzido pelos alunos e professores da referida unidade de ensino, localizada em Indiaroba, na região Sul do Estado. A nova rádio escolar é composta por 15 alunos do ensino médio e cinco professores do Colégio das áreas de linguagens, ciências humanas e ciências exatas, e conta com o apoio da Divisão de Tecnologia de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Dite/Seed), em parceria com Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Inovação (IPTI).

 

Encabeçado pelas professoras do ensino médio do Colégio Raimundo Mendonça, Carla Andrade e Adriana Ferraz, o projeto ‘Nas ondas da rádio escolar´ foi contemplado pelo Edital FAPITEC/SE/CNPq Nº 01/2015 e ganhou duas bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Junior (Pibic Jr). O Colégio participa desde 2012 do Projeto ‘Educação e Cultura Digital´, programa executado pela Seed em parceria com o ITPI, que consiste em capacitar e qualificar alunos e professores das escolas estaduais a produzirem conhecimento em formato multimídia.

 

Segundo informações constantes no site da Seed, em agosto passado, o projeto Nas Ondas da Rádio Escolar foi classificado na Cienart 2015 (Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe). A Feira é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS),  Universidade Tiradentes (UNIT) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), com apoio  da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe  (FAPITEC).

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles