Os administradores das escolas e redes de ensino que declararam dados ao Censo Escolar 2021 já podem fazer a conferência dos mesmos, através do Sistema Educacenso. Os dados poderão ser conferidos, confirmados ou corrigidos até o dia 22 de outubro.

 

As unidades de ensino que ainda não tenham fornecido os dados necessários no período de Matrícula Inicial podem complementar tais informações no Sistema. Para isso, conforme Portaria n.º 264/2007, a escola precisa ter como base a data de referência do Censo Escolar 2021 (26/5/2021). O portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza os dados preliminares que se referem à Matrícula Inicial.

 

Nesta quinta-feira (07/10), às 15h, o Instituto realizará uma live para informar os gestores das instituições de ensino sobre a conferência de dados e para sanar dúvidas recebidas pelo Inep até o dia 29 de setembro. O acesso a transmissão pode ser feito pelo canal do Inep no YouTube.

 

O que é o Censo Escolar?

 

Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é uma pesquisa estatística da educação básica realizada a partir da colaboração entre as secretarias municipais e estaduais da Educação que conta com a participação de todas as escolas do país, privadas ou públicas, e se debruça sobre diferentes modalidades da educação básica.

 

O censo serve para auxiliar o Governo Federal quanto ao repasse de recursos à Educação e auxilia na compreensão da situação educacional do país, tanto de forma geral quanto de forma mais específica, além de monitorar seu desenvolvimento. 

 

 

Related Articles