De acordo com informações da Secretaria Estadual de Educação (Seed),  a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro contou com uma grande adesão dos professores da rede pública de ensino de Sergipe. Ao todo, se inscreveram 881 professores e 487 escolas, num total de 1.595 inscrições. A Olimpíada é promovida através de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

As inscrições se encerraram no dia 15 de maio, e cada professor pode se inscrever em mais de uma categoria, sendo elas: poema, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião.

A Olimpíada acontece de forma bienal, sendo que nos anos pares é realizado um concurso de produção de textos, premiando as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Nos anos ímpares são desenvolvidas ações de formação presencial e a distância para os professores, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Categorias e premiação

Os professores devem orientar seus alunos a escreverem textos em quatro categorias, sendo “poema”, para alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental, “memórias literárias”, para alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental, “crônicas”, do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, e “artigo de opinião”, para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio. O prazo final para a entrega dos textos é 15 de agosto, devendo o professor entregar através do site www.escrevendoofuturo.org.br.

Os textos passarão por diversas etapas de avaliação e seleção em comissões julgadoras municipais, estaduais, regionais e nacional, até chegarem à etapa semifinal, na qual serão selecionados até 152 textos em todo o Brasil, sendo 38 de cada categoria.

Os alunos e professores autores dos 152 textos participarão da entrega da premiação final, que acontecerá em Brasília (DF), no dia 1º de dezembro, em local ainda a ser divulgado no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Fonte:Seed

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}