O Ministério da Educação (MEC) antecipou a disponibilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A consulta às notas individuais dos estudantes, prevista para ser liberada somente na próxima sexta-feira (11), foi antecipada na noite desta quarta-feira (9).

A nota do Enem determina situação preferencial na concorrência dos estudantes para vagas de graduações em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nas faculdades privadas, a nota do Enem pode ser usada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nesta primeira edição de 2022, o MEC ofertará 221.790 vagas. As  inscrições  serão na próxima semana, de 15 a 18 de fevereiro. As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A consulta dessa oferta já está disponível na página do Sisu.