Consta na edição do Diário Oficial da União da última sexta-feira, 5, a portaria do Ministério da Educação (MEC) de nº 1.432, que estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos, que são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino. A normativa possibilita que o estudante aprofunde seus conhecimentos e se prepare para prosseguir os estudos, como também, se preferir, ingresse no mercado de trabalho. Também referenda as disciplinas das aprendizagens comuns e obrigatórias, conforme previsto nas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.

 

Os itinerários elencados pelo MEC estão organizados por áreas de conhecimento, a citar Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Também é direcionado para as formações técnica e profissional.  No Novo Ensino Médio, a carga horária de todas as escolas será ampliada de 2.400 para 3.000 horas.

 

No último dia 4 de abril, foi o lançamento do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC).  A iniciativa tem em vista auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal na elaboração e implementação de seus currículos alinhados à BNCC.

 

Para informações mais detalhadas, acesse o portal do novo ensino médio.

 

 

Outras Notícias