Hoje, 10/04/2013, no Ginásio de Esportes do Município de Gararu, acontece o Encontro Estadual dos Conselhos de Educação dos territórios do Alto Sertão e Baixo São Francisco promovido pelo Conselho Estadual de Educação, que neste ano completa 50 anos de atuação, contribuindo decisivamente para desenvolvimento educacional do nosso Estado.

Tendo como temário “A Importância dos Conselhos de Educação no Sistema de Ensino”, o Encontro objetiva possibilitar aos conselheiros e técnicos membros dos Conselhos Municipais de Educação a reflexão acerca da dinamicidade na execução da sistematização legal dos atos por eles produzidos e referendados e seus benefícios aos setores educacionais e aos sujeitos que labutam diuturnamente nas instituições educacionais dos municípios de sua abrangência.

A partir de um diagnóstico da realidade institucional dos Conselhos Municipais de Educação, o Encontro está projetado para ser realizado em quatro etapas e territórios diversos.
Nesta 1ª etapa foram contemplados 22 Conselhos Municipais de Educação. Teremos um dia riquíssimo de conhecimentos teóricos e práticos que influenciarão, com certeza, nas ações realizadas pelos Conselheiros e técnicos desses Colegiados.

Os municípios convidados foram Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Gararu, Itabi, Gracho Cardoso, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba, Amparo do São Francisco, Aquidabã, Propriá, Cedro de São João, Malhada dos Bois, São Francisco, Telha, Japoatã, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores, Santana do São Francisco e Brejo Grande.

Encontram-se presentes no Evento: Antônio de Andrade Albuquerque – Prefeito do Município de Gararu, Vereadores do município de Gararu: José Carlos de A. de Rezende (Dudé) e Otávio Melo (Tatá da Lagoa Funda), Cleoson de Freitas Melo – Secretário Municipal de Educação de Gararu, Márcia Valéria Lira Santana – Secretária Municipal de Educação de Aracaju, representando a UNDIME, Ednalva Menezes de Oliveira Bomfim – Presidente do Conselho de Nossa Srª. de Lourdes, representando a UNCME e a Presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo.