A partir desta segunda-feira, 5 de outubro, começou a contar o prazo de 30 dias para que os gestores estaduais e municipais da educação confiram e , se for o caso, corrijam as informações preenchidas no Censo da Educação Básica 2015. Os dados preliminares foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de portaria específica.

Na publicação do MEC os interessados poderão observar o número de matrícula inicial em todas as etapas da educação básica, da creche ao ensino médio, nas redes estaduais e municipais, em tempo parcial e integral. A conferência dos relatórios por escola deve ser realizada por meio da plataforma do Educacenso, pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação. Para mais informações, os gestores podem acessar a página do Censo Escolar no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O MEC define o Censo Escolar como sendo um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. A pesquisa é promovida com a colaboração dos estados, Distrito Federal e municípios e tem a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. As informações coletadas possibilitarão a formulação, a implementação, a monitoração e  a avaliação das políticas públicas, além de servir como subsídio para análises e estudos sobre as características da educação básica pública e privada no Brasil.

Os programas governamentais na área da educação são executados com base nos dados observados no Censo.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable