O evento em comemoração ao centenário de nascimento do poeta sergipano José Santo Souza foi marcado pela presença do presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) José Sebastião dos Santos Filho e da vice-presidente Luana Boamorte, além de técnicos do mesmo Órgão.

 

O tributo a Santo Souza foi promovido pela Secretaria do Estado, da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e aconteceu no auditório da Biblioteca Epiphânio Dória, em Aracaju. O evento também reuniu estudantes, familiares e admiradores do trabalho do poeta.

 

Entre os participantes da homenagem, estavam a neta do poeta, Ilmara Souza, além do escritor, folclorista e grande amigo do homenageado, Jackson da Silva Lima. Na ocasião, Lima e Ilmara contaram um pouco da intimidade e citaram curiosidades sobre a vida do poeta. Também declamaram poemas de autoria de Souza.

 

Santo Souza

 

Natural do município de Riachuelo, em Sergipe, Santo Souza foi membro da Academia Sergipana de Letras, membro efetivo da Associação Sergipana de Imprensa e membro correspondente da Academia Paulista de Letras.

 

Autor de várias obras literárias, teve como primeira obra a intitulada Cidade Subterrânea” (1953).  Suas obras mesclavam a mitologia, metáfora e o caráter social do tempo.

 

Exposição

 

Até o dia 18 agosto, o público poderá conferir alguns exemplares das obras literárias, fotografias e itens pessoais de Santo Souza. A exposição foi montada no hall da Biblioteca Epiphânio Dória, localizada na Rua Vila Cristina,Treze de Julho. 

 

 

 

Related Articles