O Conselho Estadual de Educação (CEE) marcou presença no Fórum Aracajuano Contra a Violência, promovido pelo Rotary Club de Aracaju. Na tarde desta terça-feira (13), a presidente do CEE, Eliana Borges de Azevedo, foi uma das oradoras do primeiro painel da tarde, que trouxe como tema “Soluções Eficazes para Redução da Criminalidade (medidas de impacto)”. No mesmo painel, emprestaram suas palavras o Padre Valtervan, Correia da Cruz Representante da Igreja Católica e Associado do Rotary Club Aracaju Norte e o Presidente da OAB-SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento. 

 

Na sua fala, Eliana Borges comentou sobre o quadro de violência que envolve Sergipe e destacou a questão a presença da mazela no ambiente escolar. Segundo ela, a violência se faz presente na mesma proporção em que o poder público não atua mais incisivamente. “Nas escolas, não poderia ser diferente. É um reflexo da condição geral de uma sociedade e consequência da ausência do Estado em circunstâncias pontuais. Urgem providências diretas e contundentes”, ressaltou a presidente.

 

Na mesma tarde, às 16:45h, o membro do CEE e do Conselho Diretor do Rotary Club Aracaju Carlos Alberto Monte Travassos atuou como o mediador de painel direcionado à exposição dos resultados das Oficinas realizadas no dia anterior, a citar homicídio e Droga, Violência Contra a Mulher,  Violência Contra os Grupos Vulneráveis, Violência nos Espaços Públicos e Violência no Trânsito. Técnicos do CEE e o conselheiro Antônio Ponciano Bezerra, também representando a Universidade Federal de Sergipe, prestigiaram o evento.

 

Sobre o Fórum

 

O Fórum, que teve início na segunda-feira (12), às 19h30, no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), contou também com a presença de estudiosos e autoridades no assunto. Na ocasião foi ministrada uma palestra sobre o tema “A Sociedade e a Violência Urbana”, pelo doutor em Direito Penal pela USP, professor Luiz Flávio Borges D´Urso.

 

Na manhã de terça-feira, o Fórum contou com a palestra de Luiz Carlos Santos Gonçalves – membro do Ministério Público Federal e relator geral da Comissão de Reforma do Código Penal instituída pelo Senado.  O criminólogo especialista em Redução da Violência Emanuel Cacho, palestrou logo em seguida, trazendo o tema “Como Reduzir a Criminalidade Através de um Pacto Social – Somação de Esforços”.

 

O primeiro painel do evento trouxe como tema “Soluções Eficazes para Redução da Criminalidade (medidas de impacto), teve como mediador Raimundo Veiga , da Defensoria Pública Geral do Estado, e como expositores Katarina Feitoza Lima Santana, -Superintendente da Polícia Civil  – ,  Georlize de Oliveira Costa  – Secretária  Municipal de Defesa Social e da Cidadania, Daniel Horta Alves – Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado – e Edson Ulisses de Melo – Desembargador do Tribunal de Justiça – TJ SE.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles